SBF COMERCIO DE PRODUTOS ESPORTIVOS LTDA

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Qual a forma correta de respirar durante o treino?

Qual a forma correta de respirar durante o treino?


Respirar corretamente durante o treinamento, embora tenha grande importância, ainda desperta dúvidas e é ignorado por muitos praticantes. Não existe uma regra para esse assunto, mas o que a maioria dos especialistas acredita é que se deve evitar a manobra de valsalva (é realizada ao se exalar forçadamente o ar contra os lábios fechados e nariz tampado) ou bloquear a respiração por muito tempo, pois com isso ocorre um aumento significativo da pressão arterial, acompanhado muitas vezes de tontura, desorientação e blecautes (escurecimento da visão), o que é de extremo perigo durante a execução do treinamento. Os tipos de respiração serão apresentados de forma prática, quanto às cargas de treino e as manobras respiratórias mais conhecidas: 

Treino de respiração

TREINO LEVE (TREINO DE RESISTÊNCIA MUSCULAR)

Utilizar a respiração contínua, ou seja, de forma livre, sem a preocupação de coordenar a respiração com os movimentos ou com as contrações musculares. É importante que os alunos iniciantes preocupem-se com a técnica de execução do movimento.

TREINO MODERADO OU INTENSO (TREINO DE HIPERTROFIA)

Utilizar a respiração em que haja, na fase concêntrica (ou positiva), a expiração, e na excêntrica, inspiração. Essa forma de coordenação entra e a respiração e a fase de concentração muscular também é chamada de respiração passiva. Ou, na fase concêntrica, inspiração, e na fase excêntrica, expiração, caracterizando a respiração ativa. Esses tipos citados podem ser utilizados de acordo com a mecânica de movimento, como, por exemplo, passivo-abdominal ou supino – ou ativa -, remada ou extensão de coluna. Existe também a possibilidade da utilização da respiração combinada, em que pode ocorrer a expiração após a fase mais difícil do movimento até o final da fase concêntrica (por exemplo: no exercício rosca direta, em que na metade da amplitude se dá o ângulo de maior dificuldade; É a partir desse ponto que se inicia a expiração). Após o término dessa fase, há a inspiração; portanto, na fase excêntrica, indicada para praticantes intermediários e para aqueles que realizam treinos de hipertrofia muscular.

TREINO MUITO INTENSO (TREINO DE FORÇA PURA OU POTÊNCIA)

Neste caso estão aqueles atletas de força pura ou potência que possuem treinos extremamente intensos, com cargas próximas à máxima. Para a execução adequada, muitos realizam a manobra de valsava ou respiração bloqueada. Que permite um suporte maior para o alinhamento da coluna vertebral, criando com a contração abdominal um rígido compartimento de fluído na região lombar e ar na região torácica. Isso faz com que haja grande suporte na região do tronco, auxiliando na estabilização da coluna vertebral e diminuindo a ação compressiva nos discos vertebrais. Mas, como  foi dito no início, deve-se evitar a utilização da manobra de valsava, pois ela está associada a vários sintomas negativos; quando for utilizada, mesmo por indivíduos bem treinados, que seja por um breve momento, de no máximo dois segundos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário