Pra que serve a albumina?
A albumina é uma proteína considerada de alto valor biológico que se encontra na clara do ovo, leite e no sangue (plasma) como principal proteína. Usada por muitos anos no mundo dos culturistas a albumina tem seu uso difundido por seu alto custo X benefício. Por ser classificada como alto valor biológico a mesma contem os nove aminoácidos essenciais (Lisina. Leucina, Isoleucina, Metionina, Fenilalanina, Treonina, Triptofano, Valina, e Histidina), e seu baixo custo de mercado facilitando a vida e o bolso dos praticantes de exercícios físicos que buscam um maior aporte proteico e fonte barata de proteína.
Para que serve a ALBUMINA?
Assim como qualquer outra proteína animal, a albumina tem sua importância na construção muscular, e muitos não deviam subestimar a albumina por no mínimo cinco motivos:
- Contém aminoácidos de extrema valia quando se dá importância por um melhor funcionamento do metabolismo (ácido glutâmico, ácido aspártico e leucina);
- Rica em vitaminas e minerais que dão mais energia durante o treinamento (ferro, fósforo, vitaminas do complexo B e potássio);
- Aumento de massa muscular por conter os 9 aminoácidos essências aumentando assim a síntese de proteínas;
- Melhora na redução de gordura corporal por se tratar de uma proteína que não sofre hidrólise e tem a absorção mais lenta, aumentando assim o tempo de processo digestivo, reduz sensação de fome auxiliando a perda de peso;
- Baixo custo de mercado, a albumina é uma ótima fonte de proteínas que pode complementar tranquilamente a ingestão de proteínas diárias que são por volta das 15 a 25% do total provindo das calorias.
Benefícios da ALBUMINA
Muitos são os benefícios da proteína da clara do ovo (albumina). São elas: baixo custo de mercado, alto valor biológico (proteico), melhor recuperação muscular, melhora na cicatrização de feridas e auxilia na perda de peso.
Malefícios da ALBUMINA
Alguns malefícios são notados enquanto a albumina. Dentre os malefícios da albumina se encontram as temidas flatulências por aumento da fermentação no intestino, alto teor de sódio que acaba elevando a pressão arterial (PA) e sabor desagradável do ovo que muitas vezes é o principal motivo da escolha de outras proteínas.
Ingestão da ALBUMINA
As proteínas seguem uma recomendação de ingestão para todos os níveis de exercício. Sedentários (0,8g/Kg); 5 a 6 vezes semanalmente exercicios de 60 minutos (1,2g/Kg a 1,4g/Kg); Esforços maiores que 60 minutos 5 a 6 vezes por semana (1,6g/Kg) e para os praticantes habituais de exercícios de força (1,8g/Kg) (Biesek et al.2010). Ex: Pessoa praticante de exercício de força com 80 Kg = 80 X 1,8 = 144g/dia de proteína. Vale lembrar que a albumina pode ser utilizada em qualquer momento do dia, porém deve-se ter em mente que sua degradação será lenta, e utiliza-la para recuperar após um treinamento exaustivo não seria o mais recomendado.
PERGUNTAS E RESPOSTAS
Porque a albumina é usada antes de dormir? A albumina é uma proteína de lenta degradação, consequentemente sua absorção será mais lenta. A intenção de utilizar a proteína da clara do ovo é que a mesma permanecera por mais tempo no nosso corpo durante o sono, aumentando a oferta de aminoácidos para a formação de novas proteínas. Além de conter zinco que aumenta o hormônio do crescimento (GH), fazendo assim que o corpo suplementado com albumina antes do sono tenha todo favorecimento para o anabolismo.
Albumina pode ser utilizada com frutas nas “vitaminas”? Até pode, porém ao mesmo tempo em que a frutose libera insulina pra absorver mais proteínas e aminoácidos da albumina, algumas frutas de coloração branca apresentam o pigmento tanino, que quelam as proteínas, fazendo que a absorção da proteína seja menos biodisponível.
A albumina pode ser usada com outro aminoácido? Sim, porém deve se ter um maior cuidado já que a proteína da clara do ovo (albumina) contem os 9 aminoácidos essenciais em grandes quantidades, a adição de mais aminoácidos em excesso e longo prazo pode trazer desconfortos abdominais dos néfrons (rim), trazendo cálculos renais.
Posso usar a albumina com aveia? Não, a aveia contem o ácido fítico (fitato) que acaba tornando alguns minerais menos biodisponíveis pelo mesmo fato de atrapalhar a absorção. Ou seja o cálcio, potássio, ferro, zinco e fósforo não seriam melhores aproveitados.
Fonte: Dicas de treino
Nenhum comentário:
Postar um comentário